Você precisa fazer uma escolha! Você está disposto a abandonar a vida de pecado e escolher a Cristo para receber a vida eterna? Deixe que Deus fale ao seu coração através dessa mensagem.
Transcrição da Mensagem:
Cristo ou Barrabás? Qual a sua escolha? – João 18:37-40
Ev. Rubens Cunha
Forte aplauso a Cristo, glória a Deus, glória a Deus, aleluia. Eu estou com uma mensagem para compartilhar com vocês essa noite, e eu te convido a ouvir esta mensagem com os seus ouvidos, mas escutar com o seu coração, porque o que eu tenho para dizer aqui pode mudar o seu destino eterno. No final desta reunião, eu vou dar a você a oportunidade de responder e dizer sim para Deus, e eu espero que você faça a escolha certa.
E a mensagem que eu quero compartilhar está baseada em uma narrativa no Evangelho de João, no capítulo 18, versos 37 a 40. A Bíblia diz o seguinte:
Então você é rei, disse Pilatos.
Jesus respondeu: Tu dizes que sou rei. Para isto nasci e vim ao mundo, para dar testemunho da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem.
O que é a verdade? Perguntou Pilatos.
Depois de perguntar isso, saiu novamente para onde estavam os judeus e disse: Eu não encontro nele motivo algum de acusação. Contudo, segundo o costume de vocês, devo libertar um prisioneiro por ocasião da Páscoa. Querem que eu solte o rei dos judeus?
Eles, em resposta, gritaram: Não, ele não! Queremos Barrabás! Ora, Barrabás era líder de rebelião.
Este texto narra os momentos finais do julgamento que condenou Jesus a morrer naquela cruz. O juiz que presidia sobre aquele julgamento era um romano, um homem chamado Pôncio Pilatos. Pôncio Pilatos sabia que Jesus era inocente, e ele estava tentando encontrar uma maneira de libertar o Senhor. Então, ele tentou se aproveitar de uma brecha na lei: havia um costume, naqueles dias, na festa da Páscoa, de que a multidão escolhesse um condenado, e aquela pessoa que a multidão escolhesse poderia sair livre.
Então, Pilatos — eu penso — mandou buscar o pior criminoso que lá estava, mandou buscar a pessoa da pior estirpe e colocou essa pessoa do lado de Jesus.
Naquele dia, diante de uma multidão, quem sabe como esta, Pilatos apresentou os dois prisioneiros para a multidão. De um lado, um homem chamado Barrabás — diga comigo: Barrabás. Barrabás era um ladrão, ele era um bandido, um mau-caráter, um assassino, um malfeitor, um homem rebelde. Era um homem que respirava arrogância e que tinha as mãos manchadas de sangue inocente.
Do outro lado, Pilatos colocou Jesus, o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Inocente, que nunca pecou, santo, misericordioso, glorioso, que, apesar de já ter sofrido a tortura dos romanos, ainda estava com o coração cheio de compaixão, cheio de amor, cheio de misericórdia.
E naquela noite, o juiz Pôncio Pilatos virou-se para a multidão e disse: Vocês precisam fazer uma escolha: Cristo ou Barrabás? Cristo ou Barrabás? Um dos dois vai sair livre, o outro vai ser condenado. Um dos dois vai embora para casa, o outro vai morrer pendurado na cruz. Cristo ou Barrabás? Cristo ou Barrabás?
Imagine, se você estivesse ali naquele dia, qual seria a sua escolha? Imagine, se você estivesse ali naquela multidão, qual seria a sua opção?
Eu sei que parece loucura, mas a multidão que estava ali decidiu desprezar, rejeitar Jesus e escolheu o bandido, o malfeitor Barrabás. Pilatos até tentou consertar, mas eles gritavam: Barrabás! Barrabás! Barrabás! Solte Barrabás!
Pilatos sentiu peso, porque ele sabia que Cristo era inocente, mas, debaixo da pressão dos gritos de uma multidão enlouquecida e do ódio dos líderes religiosos, ele cedeu. Ele soltou Barrabás e enviou Jesus para a cruz.
Isso é muito triste, porque a rejeição a Deus, a rejeição a Jesus, trouxe grande julgamento e condenação sobre toda a cidade de Jerusalém. A Bíblia chega a dizer que, em certa ocasião, Jesus olhava para a cidade e profetizou em lágrimas. Você sabia disso? Jesus chorou, e essa foi uma das ocasiões. Ele olhou para Jerusalém chorando e disse:
Ah, Jerusalém, que apedrejas os profetas, que matas aqueles que são enviados para te ajudar, quantas vezes eu tentei te proteger como uma galinha que protege os seus filhotes com as suas asas, mas vocês não quiseram…
E Jesus avisou que, por causa daquela rebelião, haveria condenação, julgamento e juízo. Não porque Deus tivesse prazer nisso, mas porque foi uma escolha que o povo fez — de rejeitar e se rebelar contra Deus.
E realmente isso aconteceu. Alguns anos depois da morte de Jesus, um general romano chamado Tito marchou sobre a cidade de Jerusalém, trazendo destruição total. A devastação foi tão grande que eles desmataram uma floresta inteira e fizeram cruzes por vários quilômetros de estrada, pendurando as pessoas da cidade. Os romanos não deixaram uma casa de pé, não deixaram um prédio em pé, não ficou pedra sobre pedra.
Se você fizer uma viagem hoje a Israel e ver Jerusalém, aquela não é a Jerusalém do tempo de Jesus — ela foi construída depois, porque a Jerusalém daquele dia foi totalmente destruída.
E por que eu estou contando esta história? Por que eu estou falando desta verdade bíblica, desta escolha? Porque eu preciso que você entenda que esta escolha não foi apenas da multidão que ali estava. Não. Ela é uma escolha que todas as pessoas, em todas as gerações, precisam fazer. Esta é uma escolha que você precisa fazer.
Então, aquela pergunta ecoa através dos séculos, e a mesma questão, a mesma escolha, está diante de você nesta noite. Amigos que estão presentes aqui, amigos que estão me assistindo online, você não está aqui porque alguém te convidou, você não está aqui porque viu divulgação na internet, você não está assistindo porque não tinha mais nada para fazer. Deus te trouxe aqui porque você precisa fazer uma escolha.
E esta é a escolha: Cristo ou Barrabás? Cristo ou Barrabás? Qual a sua escolha?
Hoje, Barrabás simboliza uma vida de pecado, de desobediência a Deus, uma vida entregue à carne, ao mundo, ao diabo. Jesus aponta para a salvação que Ele mesmo veio trazer para a humanidade. Escolher Jesus significa escolher o Senhor como Senhor e Salvador da sua vida.
Então, que fique bem claro: esta noite, você tem uma escolha para fazer, e não escolher nada já é escolher um lado. Deus é quem te faz essa pergunta. Esta é uma pergunta que vem do céu: Cristo ou Barrabás? Cristo ou Barrabás? Qual a sua escolha? Quem você vai escolher?
Cristo e Barrabás representam dois caminhos diferentes. Barrabás representa o caminho largo, que leva à destruição. Cristo representa o caminho estreito, que leva à vida eterna. Escolher o caminho de Barrabás é escolher dar as costas a Deus, é escolher viver em rebelião, em uma vida em que você faz o que dá na cabeça, até mesmo procurando alegria, procurando felicidade, mas você sabe que tem encontrado apenas tristeza e decepção.
Escolher Jesus significa receber paz e alegria que ninguém pode roubar. A Bíblia diz, em João 14:27:
Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou; não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.
Muitas pessoas aqui nesta noite estão vivendo sem paz. Seu coração está atormentado, sua vida está atribulada. Muitos aqui nem conseguem dormir direito por causa da ansiedade. Você olha para o futuro e seu coração é tomado de medo; você olha para o passado e é tomado de remorso e um sentimento de culpa.
Você precisa de Jesus. Só Ele pode te dar paz sobrenatural, que vai além do seu entendimento. Jesus te trouxe aqui porque Ele não quer mais que você viva neste tormento. Ele é o Príncipe da Paz. Aleluia!
Escolher Jesus significa receber a vida eterna. João 17:3 diz:
A vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste.
A Bíblia ensina que toda a humanidade estava distante, separada de Deus por causa dos pecados, mas Deus, no seu grande amor, enviou o seu Filho Jesus. Ele tomou sobre si a minha culpa e a sua culpa, e é por isso que foi condenado e morreu naquela cruz. Mas a morte não pôde detê-lo. Ele ressuscitou ao terceiro dia. Ele venceu a morte, venceu o pecado, venceu o diabo, venceu a doença, e está pronto para dar vida eterna a todos os que nele creem.
Aleluia! Cristo ou Barrabás? Cristo ou Barrabás? Qual a sua escolha? Jovem e idoso, letrados e não letrados, ricos e pobres, todos que aqui estão: Cristo ou Barrabás? Qual a sua escolha?
É importante estar consciente desta decisão, desta escolha, porque um dia todos nós sairemos desta vida. Se tem uma coisa certa é que ninguém vai escapar vivo. Um dia, eu e você vamos partir. A Bíblia diz, no livro de Hebreus, capítulo 9, verso 27, que ao homem está ordenado que viva uma só vez, vindo depois disso o juízo.
Não há outra chance. Não há retorno. Não há reencarnação. A Bíblia não ensina isso. Você tem uma vida, e, quando ela terminar, você vai estar diante de Deus prestando conta do seu tempo aqui na Terra. Esse é um compromisso que eu te garanto: você não vai chegar atrasado, você não vai mandar substituto.
E ali, os segredos do seu coração serão revelados. Sua alma vai estar nua diante de Deus, porque Ele conhece os seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, e a sua vida será julgada. Ali existem apenas duas possibilidades: ou você vai ter a salvação e a vida eterna, ou você vai ter a condenação eterna.
O caminho de Barrabás é o caminho do juízo, é o caminho da condenação, é o caminho do inferno. Mas você não precisa seguir esse caminho, não. Deus não tem isso para você. O caminho de Cristo é o caminho da salvação, do perdão e da vida eterna.
Cristo ou Barrabás? Cristo ou Barrabás? Quem você escolhe?
Escolher Cristo significa arrepender-se dos seus pecados, deixar para trás tudo o que desagrada a Deus e buscar, pelo poder do Espírito Santo, uma vida santa, justa e honesta. Escolher a Cristo significa escolher o caminho do perdão e da paz, significa estar disposto a perdoar os que te feriram e a curar os seus relacionamentos.
Escolher a Cristo significa experimentar a transformação de Deus. Sabe? Nenhum de nós, em nossa própria força, tem poder para vencer o pecado. Mas, quando você entrega a vida a Jesus, Ele te dá o poder para vencer o pecado, a maldade, o vício, e vai te transformando a cada dia para que você fique cada vez mais parecido com Jesus.
Ah, meus amigos, isso é muito sério. O que eu estou falando esta noite é uma mensagem de Deus para a sua vida, e eu espero que você esteja levando muito a sério o que eu estou dizendo, porque você tem hoje uma escolha para fazer: Cristo ou Barrabás? Cristo ou Barrabás? A salvação ou a condenação? O perdão ou a rebelião? O céu ou o inferno? Cristo ou Barrabás? Quem você escolhe?
Talvez você esteja me ouvindo e dizendo assim: Eu até queria seguir Cristo, mas a minha vida é tão errada, é tão torta, eu aprontei tanto, fiz tanta bagunça, eu não sei se tem jeito para mim hoje. Talvez você já esteja andando no caminho de Barrabás há muito tempo.
Mas eu estou aqui para dizer para você: não é tarde demais, não. Jesus te ama, e Ele te trouxe aqui hoje. Não importa quem você é, não importa se você tenha andado com as piores pessoas deste mundo, não importa se você aprontou as piores besteiras. Se nesta noite você se arrepender dos seus pecados e se entregar a Cristo, Ele vai te dar uma nova vida, um novo começo. Quantos podem dizer: Aleluia!
Mas você precisa escolher, você precisa escolher. Eu tenho visto por décadas como Jesus tem transformado vidas.
Há poucos dias, eu ouvi um testemunho que me comoveu. Uma irmã me disse que estava em uma igreja na Bahia, quando um pastor, cheio do Espírito Santo, começou a pregar. Ele deu o seu testemunho e disse: Eu era um dos líderes do tráfico de drogas na minha cidade. Chegou a um ponto que a minha esposa foi assassinada, e eu, sem saber o que fazer, fui parar em uma cruzada.
Aquele homem veio a uma de nossas cruzadas, como você está aqui. Ele era um malfeitor, era um dos líderes do tráfico. Mas ele ouviu o Evangelho, entendeu a mensagem e escolheu Cristo. Hoje é um homem de Deus que prega o Evangelho, anunciando as boas novas de Cristo.
O que Deus fez por ele, Ele pode fazer por você. Não importa se você está envolvido com o tráfico de drogas, não importa se você entregou o seu corpo à prostituição, não importa se você tem vivido uma vida imoral, cheia de vícios, não importa se você é um adúltero, um ladrão, um mentiroso, um invejoso. Nada disso importa. Se você escolher Jesus de todo o coração, Ele vai te perdoar e vai te dar o poder para vencer o pecado.
Cristo ou Barrabás? Cristo ou Barrabás? Você tem que escolher. Hoje, nessa noite, eu te convido: deixe para trás o caminho de Barrabás, deixe para trás essa vida torta, esse caminho torto. Está na hora de começar a servir a Deus, está na hora de começar a viver o plano perfeito de Deus para a sua vida. Pare de patinar sem sair do lugar. Está na hora de escolher a Cristo.
Talvez você me ouça e até pense assim: Que boa evangelista, mas eu sou uma pessoa boa, eu sou uma pessoa honesta. E eu fico feliz por isso. Mas, mesmo que você seja a pessoa mais honesta nessa multidão, você também precisa de Jesus. Porque não há nenhum outro nome debaixo dos céus pelo qual importa que os homens sejam salvos. Jesus é o único caminho de volta para Deus. Só Ele tem poder para te salvar, te dar a vida eterna e mudar a sua história.
Por isso, mais uma vez eu pergunto: Cristo ou Barrabás? Cristo ou Barrabás? Quem você escolhe? Deus olha desde os céus e Ele sonda o seu coração. Cristo ou Barrabás? Qual a sua escolha?
Ah! E se nesta noite você quiser escolher a Cristo, eu vou orar por você e Deus vai fazer um milagre no seu interior. Se nesta noite você quiser Cristo, nós vamos orar juntos. Você vai entregar a sua vida ao Senhor. Ele vai perdoar os seus pecados, vai te dar a vida eterna e vai te dar um novo começo.
Cristo ou Barrabás? Cristo ou Barrabás? Chegou a hora da sua escolha. Eu convido a todos que se coloquem de pé, porque nós vamos fazer a primeira oração da noite. Onde você estiver, fique de pé e feche os seus olhos por um momento, porque este é um momento santo. É minha responsabilidade te avisar: nesta noite, eu trouxe a mensagem do Senhor. Não escolher ninguém é rejeitar a Cristo, e essa escolha, que define destinos eternos, está diante de você hoje.
Feche os seus olhos e pense sobre essa mensagem: como você tem vivido a sua vida?
Se nesta noite você quer escolher Cristo, se nesta noite você quer o caminho de Cristo, se nesta noite você quer escolher arrepender-se dos seus pecados e voltar para Deus, eu vou orar por você agora. E, se você quer receber essa oração, ponha a mão no seu coração onde você estiver. Ponha a mão no seu coração sem se preocupar com quem está do lado. É um momento entre você e Deus, e eu vou te ajudar a fazer uma oração de entrega.
Diga: Sim, Deus. Vamos todos juntos dizer: Diga, Deus, eu escolho Cristo, eu escolho o caminho de Cristo. Diga, Deus, eu reconheço que sou pecador e eu peço perdão pelos meus pecados. Eu peço perdão por tudo que eu fiz de errado.
E eu vou te dar um minuto para você pedir perdão, porque tem gente nessa multidão que precisa de um minuto para se consertar com Deus. Você precisa de um minuto. Não importa o que é, peça perdão a Deus agora. Todo mundo em silêncio agora. É entre você e Deus. Você sabe do que precisa se arrepender. Ainda que as lágrimas estejam descendo do seu rosto, não há problema. Esse é o momento de conserto.
Deus vê a sua dor, Deus vê o seu arrependimento e, desde o céu, Ele te perdoa. Ele diz: Meu filho, minha filha, seus pecados te são perdoados. O seu passado ficou para trás e hoje tudo se faz novo. Hoje é um dia de começar de novo para você.
Vamos todos juntos continuar orando. Diga, Deus — todos digam, Deus — eu escolho Jesus, e eu recebo Jesus como meu Salvador, e o confesso como meu Senhor, e eu decido, a partir de hoje, viver para Cristo sem olhar para trás.
Diga: Obrigado, Jesus, pela sua salvação. Obrigado pelo perdão. Obrigado pela vida eterna. Amém.