Você já se sentiu como se estivesse em meio a uma tempestade, lutando para encontrar a paz?
Esta pregação inspiradora revela o segredo para encontrar esperança e paz, mesmo nos momentos mais difíceis da vida. Descubra como o profeta Jeremias encontrou força e consolo em meio à destruição e como você também pode experimentar essa transformação em sua vida.
Se você está passando por um momento difícil, se sente sobrecarregado ou simplesmente precisa de um lembrete do amor e da misericórdia de Deus, este vídeo é para você. Assista e descubra como a esperança em Jesus pode mudar tudo.
Não se esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever em nosso canal no Youtube para mais mensagens inspiradoras como esta. Deus abençoe!
Transcrição da Mensagem:
Como ter esperança em tempos difíceis – Lamentações 3:21-23
Ev. Rubens Cunha
Essa noite, eu tenho uma mensagem para todos aqueles que estão enfrentando algum tipo de luta, de dificuldade em suas vidas. Eu tenho uma mensagem para você que está enfrentando uma batalha na sua vida pessoal, na sua casa. Eu tenho uma mensagem para você que está enfrentando algum tipo de sofrimento.
E, para compartilhar essa mensagem, eu vou contar a história de um homem de Deus na Bíblia. O nome dele é Jeremias, eu estou falando do profeta Jeremias. Um homem que experimentou muito sofrimento em sua vida, um homem que experimentou muitas lutas, mas que descobriu o segredo de experimentar paz, alegria e esperança, mesmo no meio das lutas, das tribulações e das dificuldades.
Essa noite eu vou contar para você o segredo de Jeremias, para que você também possa aprender a experimentar a paz que vem de Deus na sua vida. E, para compartilhar essa mensagem, eu vou usar um texto que está na Bíblia, a Palavra de Deus, no livro de Lamentações, no capítulo 3, a partir do verso 21.
E o texto diz o seguinte: Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade.
Esses eram dias muito difíceis na história de Israel, na história do povo de Deus. Este foi um período em que o povo de Deus, em Israel, decidiu se rebelar contra Deus, se afastar dos caminhos de Deus, e a consequência é que aquela nação experimentou um tempo de terrível julgamento. A cidade de Jerusalém, onde o profeta Jeremias morava, foi invadida por um exército inimigo, um exército cruel e desumano, que trouxe grande destruição naquela cidade.
A cidade de Jerusalém, que era uma cidade cheia de vida, em que as suas ruas, as suas feiras e o comércio estavam cheios de pessoas cuidando de suas vidas, tentando de alguma maneira encontrar a felicidade, era uma cidade em que as suas praças estavam cheias de crianças, em que nas casas as mães cuidavam das suas famílias, e em que os jovens viviam cheios de esperança e de planos para o seu futuro.
Mas, quando aquele exército inimigo chegou em Jerusalém, tudo mudou e foi de mal a pior. Aquele era um exército cruel, e, quando eles chegaram, trouxeram terror e destruição para aquela cidade. Eles derrubaram os muros, demoliram as casas e os prédios que existiam, saquearam o templo de Deus e roubaram os seus tesouros.
Aquele exército terrível assassinou e violentou pessoas nas ruas, e os poucos sobreviventes foram acorrentados e levados como prisioneiros de guerra para um país distante.
A cidade de Jerusalém experimentou o terror da guerra, e o profeta Jeremias foi testemunha de tudo o que aconteceu. Com seus olhos, ele contemplou as consequências da maldade humana e do pecado. A cidade de Jerusalém, que era tão cheia de vida, agora era cheia de ruínas e de morte. O riso deu lugar ao luto, a alegria deu lugar à tristeza, a esperança se tornou desespero, e o povo dali passou por grande sofrimento.
A Bíblia chega a dizer que o profeta Jeremias chorava e passava as noites acordado, porque não conseguia dormir. Ele dizia: “Minha memória, minha mente está sendo assaltada, atormentada pela memória de tudo aquilo que eu presenciei, quando Jerusalém foi destruída.”
Talvez haja pessoas aqui nessa noite que estejam experimentando sofrimento semelhante. Talvez você não tenha passado por uma guerra com tiros e explosões, mas a sua vida tem se tornado um verdadeiro campo de batalha.
Tem pessoas aqui que estão passando por vários tipos de dor e sofrimento. Tem pessoas que, às vezes, têm até um sorriso nos lábios, mas no coração há um choro sufocado, que ninguém vê. Talvez você seja daquelas pessoas que, para os amigos e para a família, parece estar bem, mas à noite o seu travesseiro conhece as suas lágrimas.
Tem muitos aqui que têm sido cativos da mágoa, da depressão, da angústia. Muitos têm sofrido a dor da decepção. Alguns de vocês experimentaram a dor do abandono, a dor da traição. Muitos têm lutado no seu interior; a sua alma e a sua mente se tornaram um campo de batalhas, e você tem lutado contra a tristeza, contra a depressão.
Você olha para o seu futuro e seu coração é tomado de medo. Muitos aqui já há muito tempo tentam encontrar uma solução, mas, não importa o que façam, parece que nada tem adiantado. Alguns de vocês estão enfrentando lutas dentro de casa, no casamento, na família. Alguns enfrentam luta nos relacionamentos.
Você passou por decepções, e alguns aqui se tornaram cativos do ressentimento e da mágoa, porque um dia alguém que deveria cuidar de você te fez mal, e você hoje tem vivido com esse sofrimento em sua vida, clamando a Deus: “Deus, até quando eu vou ter que suportar tudo isso?”
Mas a Bíblia diz que o profeta Jeremias, no meio de toda a sua dor e sofrimento, encontrou paz. Ele descobriu o segredo para ter alegria e, nessa passagem que lemos, ele disse: “Eu vou trazer à memória aquilo que me dá esperança.” Ele disse: “Deus, as suas misericórdias são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim e se renovam a cada manhã.”
O profeta Jeremias descobriu que o segredo para enfrentar tudo aquilo era aprender a confiar na misericórdia, na compaixão e na bondade de Deus. Este é o segredo que eu quero que você entenda e compreenda nesta noite: você precisa aprender a confiar na misericórdia de Deus.
É como se Jeremias estivesse dizendo: “Eu me recuso a ser um prisioneiro da dor, da tristeza, da depressão; eu me recuso a ficar neste labirinto de medo, de ansiedade, porque eu conheço a saída, e a saída é confiar na misericórdia de Deus.”
E eu estou aqui nesta noite para convidar você a colocar o seu coração e a sua mente, a se voltar totalmente para Deus e confiar Nele de todo o seu coração.
Amigos de Grajaú, Jesus de Nazaré é a maior expressão da misericórdia de Deus.
Entenda bem: eu e você erramos, eu e você somos pessoas pecadoras, nós cometemos erros, nós fizemos escolhas erradas e, se formos bem sinceros e honestos, teremos que admitir que muito do sofrimento de nossas vidas é por causa das escolhas erradas que nós fizemos.
Eu sei que tem pessoas aqui que fizeram tantas escolhas erradas e tiveram reações erradas que, só de lembrar, o seu coração se enche de vergonha, e você é assaltado por um sentimento de culpa que, se pudesse, voltaria no tempo para consertar as suas besteiras. Mas, infelizmente, isso não é possível.
Tem pessoas aqui que sofrem por causa disso; é por causa das suas decisões erradas que você acabou preso no vício, que destruiu aquele relacionamento; é por causa das decisões erradas que você não dá certo com ninguém, que queimou as chances de crescimento.
Mas tem pessoas aqui também cujo problema foi o pecado de outras pessoas, algo de mal que alguém fez com você, e hoje você tem uma vida cheia de traumas, que parecem às vezes uma corrente prendendo os seus pés e te impedindo de caminhar para o futuro que Deus tem para você.
Mas, sabe, a Bíblia ensina que Jesus de Nazaré não cometeu erro algum. Ele nasceu sem pecado e viveu sem pecado. Ele não causou mal a ninguém. Mas a Bíblia diz que, lá naquela cruz, Jesus tomou o meu lugar e o seu lugar, e morreu por mim e por você.
A Bíblia diz que Ele foi moído pelas nossas transgressões e que o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele. Jesus recebeu a punição pelos nossos pecados e morreu naquela cruz, uma morte terrível e humilhante. Mas aquela cruz, aquele túmulo, não pôde segurá-lo. Ao terceiro dia, Ele ressuscitou, e Ele está vivo hoje, e Ele te trouxe aqui para te dar a oportunidade de um novo começo.
Me ouça bem: não importa quais foram os seus erros, as suas escolhas erradas, terríveis, estúpidas; não importa quais foram as besteiras que você aprontou; não importa quem você é, o que você fez, com quem você andou, onde você esteve, o que você aprontou — se nessa noite você se arrepender dos seus pecados e confiar em Jesus, Ele vai perdoar os seus pecados e te dar um novo começo.
Confie na misericórdia de Deus. Não importa se o seu coração tem sido machucado por causa do que fizeram contra você e você deixou o ódio, a mágoa e o rancor entrarem; nessa noite, se você entregar a sua vida a Jesus, Ele vai te dar o poder para perdoar e ser verdadeiramente livre.
Porque, quando nós conhecemos a Deus, o nosso coração se enche de esperança. As lutas podem até vir, mas continuamos cheios de esperança; as batalhas podem surgir, mas continuamos cheios de esperança; as pessoas podem até partir, mas continuamos cheios de esperança, porque ela vem de uma fonte inesgotável, que é Jesus de Nazaré.
Esse mesmo Jesus disse coisas maravilhosas em Sua Palavra. Em João 16:33, Ele diz: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Quando você coloca a sua esperança em Cristo, quando confia Nele, Ele te dá a força para vencer este pecado, esses problemas, essas lutas na sua vida. Ele te diz: “Tenha bom ânimo, eu venci o mundo.”
Em Mateus 11:28, Ele também diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Eu sei que muitos de vocês estão cansados — cansados de tanta luta, de tanta batalha, de tanto sofrimento — mas Jesus te diz nessa noite: “Venha para mim. Eu vou tirar esse fardo das suas costas, vou tirar esse peso do seu coração, vou colocar uma paz que ninguém pode roubar, uma alegria que dura para sempre.”
Nessa noite, amigos de Grajaú, entregue a sua vida a Jesus. O segredo do profeta Jeremias é que ele aprendeu a confiar na misericórdia de Deus, e esse é o meu grande convite para você essa noite: que você confie na misericórdia de Deus, entregando a sua vida a Jesus; que você, nessa noite, se decida arrepender-se dos pecados e se tornar um discípulo, uma discípula de Jesus que vai viver para Ele.
E, se você fizer isso, seus pecados serão perdoados, e Deus não vai se lembrar mais deles. Ele vai tirar esse sentimento de culpa, esse sentimento de sujidade que muitos de vocês têm sentido por causa do erro. Ele vai tirar esse sentimento de sujeira e te fazer se sentir puro e limpo para Deus.
Ele vai encher esse vazio que está no seu coração essa noite, e vai te dar um novo começo. Eu estou aqui para te dar essa oportunidade.
Se, nessa noite, você quiser fazer isso, eu vou orar por você. Se, nessa noite, você quiser entregar a sua vida a Jesus, eu vou orar por você. Se você quiser se tornar um discípulo ou uma discípula de Cristo, se você quiser receber Jesus como seu Senhor e Salvador e declarar que, de hoje em diante, você confia Nele, confia na misericórdia de Deus, eu quero fazer uma oração por você nesse momento.
E, se você quiser essa oração, eu peço que todos que podem fiquem de pé, porque este é um momento santo, momento em que os céus estão olhando aqui para esta cruzada, e Deus olha para ver qual é a sua resposta.
Onde você estiver, se você quiser fazer essa oração entregando a sua vida a Jesus, recebendo-O como seu Senhor e Salvador, coloque a mão no seu coração, feche os seus olhos, e eu convido você a fazer uma oração de fé, de entrega a Cristo, repetindo o que eu vou orar com todo o seu coração.
Diga assim:
“Jesus, nessa noite, eu reconheço que eu sou pecador, que eu cometi erros, eu fiz coisas que não devia, entrei por caminhos que não devia ter entrado, eu feri pessoas, eu errei. Mas eu te peço perdão. Perdoa os meus pecados, me dá uma chance de começar de novo, pelo poder do seu Espírito.
Jesus, eu perdoo aqueles que me magoaram, que me feriram, que me traíram, que me fizeram mal. E, a partir de hoje, eu sou livre da prisão dessa mágoa e deste rancor.
Jesus, eu entrego a minha vida ao Senhor, eu te recebo como meu Salvador e te confesso como meu Senhor. Jesus, me ajuda a viver para o Senhor hoje e eternamente, me ajude a ser fiel ao Senhor e à sua Palavra. Amém.”
Glória a Deus.
A Bíblia diz que, se você fez essa oração com toda a sinceridade do seu coração, a sua vida nunca mais vai ser a mesma; seu nome está escrito no céu, e, no dia que você partir deste mundo, você vai passar a eternidade com Deus.
Quem entregou a vida a Jesus hoje? Levante a revista bem alto que você recebeu, faz assim. Olha só quantas pessoas! Faz assim. Entregaram a vida a Jesus nesta noite. Aleluia! Glória a Deus.
Oi, tudo bem? Você acabou de assistir um vídeo aqui do meu canal, e, se você não se inscreveu ainda, se inscreva agora e já vai clicando no sininho para você ser um dos primeiros a saber todas as vezes que eu colocar um vídeo novo.
Vou também colocar aqui uma sugestão para continuar abençoando você, então vai clicando já para assistir o próximo. Seja muito bem-vindo a este canal, e a minha oração é que os vídeos aqui possam transformar a sua vida.