Igreja: o Corpo e a Família de Cristo

O Corpo e Família de Cristo

“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.”Romanos 12:4-5

Quando as pessoas pensam em uma Igreja, a primeira ideia que, normalmente, vem à mente é a de um edifício religioso, talvez com uma cruz em algum lugar, em que as pessoas vão assistir a um culto. Mesmo que um lugar de culto seja importante, a Igreja não é um edifício físico. Quando a Bíblia fala sobre a Igreja, está, na verdade, referindo-se a pessoas. A Igreja é formada pelos discípulos nascidos de novo de Jesus, chamados para glorificar a Deus, servir uns aos outro e abençoar nosso mundo. É a comunidade do povo de Deus.

Nós não vamos a Igreja simplesmente, mas somos a Igreja. Isto significa que não “saímos” da Igreja após o culto de domingo terminar, mas continuamos levando a presença de Deus e a glória do Evangelho por onde passarmos, todos os dias da semana.

Ainda que a Igreja não seja um lugar, os discípulos de Jesus precisam de um lugar para aprender mais de Deus e uns dos outros. É por isso que você também precisa participar de uma igreja local. A igreja local é um grupo de crentes que se reúnem regularmente em um local específico. Todos os discípulos de Cristo precisam fazer parte de uma igreja local e se conectar à família de Cristo.

A Bíblia usa ilustrações diferentes para explicar a Igreja. O apóstolo Paulo, por exemplo, chama a Igreja de Corpo de Cristo: Ele é a cabeça e nós somos os membros. Nós somos ligados uns aos outros e cada membro tem um importante papel a desempenhar. Pedro diz que a Igreja é como uma casa espiritual construída com pedras vivas. Essas pedras são você e eu. Os três propósitos principais da Igreja são:

Para glorificar a Deus:
O maior propósito para a Igreja e para todo cristão é glorificar a Deus. Fazemos isso aprendendo mais sobre Ele e estudando Sua Palavra, bem como por meio da oração, louvor e adoração. Nós glorificamos a Deus pela obediência do Seu mandamento de amá-Lo acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Para servirmos uns aos outros: Jesus nunca chamou discípulos estilo “lobos solitários”. Somos uma família em comunidade, irmãos e irmãs em Cristo em uma jornada juntos. Como membros do Corpo de Cristo, somos chamados a construir amizades profundas com base no amor. Deus deu a cada um de nós talentos e dons para serem colocados em serviço do Corpo. Nós complementamos uns aos outros.

Para abençoar o mundo: Vivemos em um mundo atormentado pelo pecado, pela dor e pelo sofrimento. Jesus sabe disto e disse que somos a “luz do mundo”. Isso significa que somos chamados para invadir as trevas com a luz do Evangelho e sermos agentes divinos para a redenção e transformação do nosso mundo. Como o Corpo de Cristo, somos Suas mãos e pés na terra. Pés e mãos se mobilizam e fazem alguma coisa. Nós não somos chamados a ser uma comunidade de pessoas que vivem em uma bolha religiosa, cegos para as necessidades do mundo, mas sim que nos engajemos em uma busca ativa e intencional de suprir as necessidades da sociedade em amor e compaixão.

Aliás, Jesus nos mandou anunciar a Sua mensagem de salvação e fazer discípulos em todas as nações. Como Igreja, somos chamados a anunciar o Evangelho e a nos envolver ativamente com a nossa sociedade para demonstrar o amor de Deus e criar um mundo melhor para nós e para as gerações vindouras.

Encontre uma boa igreja local perto de você e torne-se um membro ativo. Se não houver uma igreja perto de você, convide outros discípulos a se reunirem regularmente para glorificarem a Deus, servirem uns aos outros e abençoar o mundo. A comunidade dos discípulos de Jesus é a esperança das nações.

Por Rubens Cunha

Nova Vida em CristoMensagem adaptada do livro Uma Nova Vida em Cristo.
Saiba mais clicando aqui.

 

You Might Also Like