Arrependimento: o caminho para uma vida transformada

arrependimento e discipulado

“Daí em diante, Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo.”Mateus 4:17

Em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, lemos a história de como o pecado entrou no mundo. Quando Adão pecou, Deus lhe perguntou: “Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?” (Gênesis 3:11). Em vez de reconhecer o seu erro, Adam decidiu culpar sua esposa… Ele, descaradamente, declarou que a falha estava com a “mulher que me deste por companheira” (Gênesis 3:12). Quando Deus confrontou Eva, ela cometeu o mesmo erro: “A serpente me enganou” (Gênesis 3:13).

Desde então, toda a humanidade tem dificuldades em assumir a responsabilidade por seus erros. É mais fácil colocar a culpa em alguém ou em uma circunstância, mas isso não corrige os problemas do nosso caráter. Quando tentamos fugir da responsabilidade por nossos erros, podemos até preservar nosso orgulho, mas paramos de amadurecer.

Culpar pessoas ou circunstâncias por nossos erros nos faz cair na areia movediça de comportamentos tóxicos e atitudes que só nos prejudicam.

Deus quer nos curar e restaurar, mas, para isso, temos que parar de jogar a culpa nos outros, assumir a responsabilidade por nossos erros e nos afastar deles. Isto é o que a Bíblia chama de arrependimento.

A palavra arrependimento significa “mudança de rumo” ou “mudança de mente”. Deus sabe o que é melhor para nós e Ele é digno de confiança. Quando nos arrependemos, Deus responde com perdão e cura.

Ao considerarmos a questão do arrependimento, é vital compreender que Deus odeia o pecado, mas não porque Ele pode ser ferido ou perturbado pelo pecado. Ele é Deus e nada é capaz de atingir Sua majestade e glória. Então por que Deus odeia o pecado? Porque o pecado nos fere! Ele sabe o que é melhor para nossas vidas e nos convida a deixar para trás tudo o que está entre nós e a vida abundante que Jesus veio trazer.

Em quais questões da sua vida você precisa de arrependimento? Você está culpando alguém por seus próprios erros? Quais são os hábitos, os pensamentos, os sentimentos ou as atitudes em sua vida que se tornaram uma prisão para você? Talvez você realmente sofreu por culpa de outra pessoa e não podemos menosprezar isto, mas, enquanto você não pode mudar o que aconteceu, com a ajuda de Jesus, você pode decidir como você irá reagir. Por meio do arrependimento e perdão, Cristo pode ajudar você a triunfar sobre qualquer situação catastrófica em sua vida. Você é chamado para a liberdade e o arrependimento é essencial para receber tudo o que Jesus tem para você.

Hoje, você está convidado a olhar para a sua própria vida, desistir de todo o orgulho, confessar seus pecados e deixá-los para trás. Não importa o que você fez, onde você esteve, ou com quem você esteve. Se você realmente se arrepender e abandonar o pecado, Deus está disposto a perdoá-lo e restaurar sua vida. Ele também está pronto para fazer mais do que isso, Ele está pronto para chamá-lo de Seu filho, enchê-lo com o Seu Espírito Santo e dar-lhe uma vida completamente nova. Ele promete substituir a sua culpa e a vergonha com a verdadeira alegria! É importante que você aprenda sobre o arrependimento, porque isso não é algo que você faz uma vez na vida e “deixa pra lá”. Nossa salvação não significa que não vamos mais lutar contra o pecado. Pelo contrário, porque decidimos viver para Deus, podemos enfrentar provações e tentações que não enfrentávamos antes.

Para um cristão, arrependimento e perdão não são uma licença para pecar, mas um meio para restaurar a nossa relação com Deus quando tropeçamos em nossa caminhada com Jesus. O arrependimento é um estilo de vida. A maior prova de que você se arrependeu é que você está constantemente disposto a submeter-se ao senhorio de Cristo e permitir que Ele mude as coisas em sua vida que não trazem honra a Ele.

Aqui estão quatro passos simples que podem ajudá-lo a praticar a disciplina espiritual do arrependimento e receber o perdão de Deus.

1. Reconheça os seus pecados. Seja profundamente honesto com você mesmo e confesse seus pecados a Deus, sejam eles quais forem.

2. Peça perdão. Peça a Deus para perdoar seus pecados e saiba que Ele está mais do que disposto a perdoá-lo sempre que você precisar dele.

3. Receba o perdão de Deus. Depois de ter confessado e se afastado de seu pecado, aceite o perdão de Deus. Ele removeu sua culpa e vergonha. Não olhe para trás. Levante a cabeça e siga em frente na sua nova vida com Jesus!

4. Viva uma vida vitoriosa! Agora que você está perdoado, não volte a pecar. Submeta sua vida ao controle do Espírito Santo e seja transformado pela graça, pelo amor e pelo poder de Deus. 

Por Rubens Cunha

Nova Vida em CristoMensagem adaptada do livro Uma Nova Vida em Cristo.
Saiba mais clicando aqui.

You Might Also Like