O Batismo nas águas

Batismo nas águas

“Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se, dessa forma, fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição.”Romanos 6:3-5

A aliança de casamento é uma demonstração do amor e compromisso entre duas pessoas casadas, mas em si mesmo ela não transforma duas pessoas em um casal. A aliança é um sinal externo de um compromisso pessoal. De semelhante modo, assim como a aliança é um testemunho público do compromisso do casamento; o batismo é uma representação externa de uma transformação interior. É uma demonstração pública do compromisso do discípulo em seguir Jesus.

O batismo por si não traz a salvação. A salvação é somente pela fé em Jesus Cristo; batismo, no entanto, é uma declaração pública da mudança que ocorreu na vida da pessoa que decidiu seguir Jesus.

Pelo batismo, nos identificamos com o Evangelho na morte e ressurreição de Jesus. Quando entramos nas águas, indicamos que estamos sepultando a velha vida e nossos pecados. Assim como Jesus ressuscitou dentre os mortos, emergimos das águas como uma pessoa revestida de Cristo para uma vida nova, agora parte da comunidade dos filhos de Deus.

Todos os discípulos de Cristo precisam ser batizados como um passo de obediência. Isso só acontece uma vez e é apenas para aqueles que voluntariamente decidiram seguir Jesus. Não há idade mínima na Bíblia para o batismo, mas a pessoa deve ter idade suficiente para fazer a escolha de se arrepender de seus pecados e se tornar um discípulo do Senhor. Esta é uma decisão individual e algo que os pais não devem decidir por seus filhos. Na maioria das igrejas, o novo convertido é imerso em água, enquanto que, em algumas igrejas, o batismo acontece com um líder derramando ou aspergindo água sobre a cabeça da pessoa que está sendo batizada.

O batismo é tão importante que até Jesus foi batizado quando tinha cerca de 30 anos de idade. A palavra “batismo” vem do idioma grego antigo e significa “imersão”. Esta palavra foi usada nos tempos antigos para tingir tecido. Assim como o pano imerso toma a natureza da tintura, nós agora temos a natureza de Cristo e estamos identificados com Ele.

Se você ainda não foi batizado, procure uma igreja local perto de você e diga que você quer o batismo. Eles vão prepará-lo para este passo muito importante em sua caminhada com Cristo.

Por Rubens Cunha

Nova Vida em CristoMensagem adaptada do livro Uma Nova Vida em Cristo.
Saiba mais clicando aqui.

You Might Also Like