Bíblia Sagrada: a Palavra de Deus

A Palavra de Deus

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.”Hebreus 4:12

A Bíblia é fascinante. É uma compilação de 66 livros escritos por pelo menos 40 autores ao longo de aproximadamente 1600 anos em três continentes diferentes. Os autores vão de reis, médicos e sacerdotes até pescadores e criadores de gado. Apesar do intervalo de tempo e número de escritores, ela é sem erros e forma um conjunto perfeito inspirado por Deus.

É verdadeiramente o Livro de Deus, mas é mais do que um livro, é um convite para uma viagem de descobertas e tesouros espirituais. A Bíblia é como uma colcha de retalhos lindamente tecida, trabalhada por muitas mãos, conectando peças de diferentes tamanhos e estilos cujo resultado final é uma unidade harmoniosa que pode trazer abrigo confortante para os mais frios invernos da alma humana. É a Palavra inspirada de Deus, revelada a nós para que possamos saber mais sobre Ele, seus planos e nós mesmos.

A mensagem da Bíblia tem valor para todas as pessoas em qualquer estilo da vida. Ela é lida por reis e presidentes, bem como nas celas das prisões. Seu conteúdo desafia os intelectuais mais sofisticados enquanto cativa a imaginação de crianças pequenas. A Bíblia contém a revelação de realidades espirituais, bem como, de princípios para nos ajudar a lidar com as questões práticas da vida, tais como a forma de criar os filhos, ter uma empresa ou escolher amigos sabiamente. Este livro maravilhoso permanece como a pedra angular na construção de civilizações inteiras.

Para um cristão, a Bíblia é a Palavra de Deus. É o padrão contra o qual todo o ensinamento espiritual é medido. Suas verdades transformadoras têm mudado a vida de bilhões em todo o mundo e vão mudar a sua vida também!
A Bíblia tem duas partes principais: o Velho Testamento e do Novo Testamento. O Velho Testamento abrange desde a criação ao tempo de Jesus. O Novo Testamento abrange desde o tempo de Jesus até o fim dos tempos, quando Deus finalmente julgará toda a humanidade e fará um novo céu e uma nova terra.

A melhor maneira de tirar o máximo proveito da Bíblia é pela leitura e estudos regulares. Aqui estão algumas ideias para ajudar você em sua jornada:

Leia a Bíblia todos os dias. Assim como seu corpo precisa de alimento físico, sua alma precisa do alimento espiritual da Palavra de Deus. Se você ler apenas três capítulos por dia durante os dias de semana e quatro capítulos nos fins de semana, você será capaz de ler a Bíblia inteira em um ano. Vale a pena!

Comece com os Evangelhos. Os Evangelhos são os quatro primeiros livros do Novo Testamento e contêm a história dos ensinamentos de Jesus, seu nascimento, vida, morte e ressurreição. Eles são o melhor ponto de partida se você está apenas começando a ler a Bíblia.

Ore enquanto você lê. Peça a Deus para falar com você e revelar Sua vontade para você. Você vai se surpreender como as passagens vão se encaixar diretamente com situações que você está passando em sua vida e irão fornecer orientação divina para suas decisões.

Medite sobre o conteúdo. Não leia a Bíblia como um livro comum. Quando uma passagem chamar a sua atenção, reflita sobre ela até que a verdade divina renove sua mente e transforme sua vida.

Estude intencionalmente. Existem vários recursos para se estudar a Bíblia. Você pode usar planos de leitura na Internet, vídeos e pregações. Você também pode usar livros ou participar de um grupo de estudos bíblicos em sua igreja local, nos quais outros discípulos de Jesus poderão ajudar você a aprender mais.

Por Rubens Cunha

Nova Vida em CristoMensagem adaptada do livro Uma Nova Vida em Cristo.
Saiba mais clicando aqui.

 

You Might Also Like