A Salvação e o Milagre do Novo Nascimento

Novo Nascimento

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.”João 1:12-13

Onde vou passar a eternidade? O que vai acontecer depois que minha vida terminar? Existe alguma esperança para a humanidade? Essas são questões extremamente importantes e Deus tem resposta para elas. Ele ama tanto você que deu o Seu Filho Jesus para que você pudesse ser salvo e desfrutar de uma vida abundante e da eternidade com Ele!

Mas, para salvar você, Deus, primeiro, teve que lidar com seus pecados. Os pecados são as escolhas erradas que nos separam de Deus e todos nós fizemos escolhas assim. Você já contou uma mentira ou pegou algo que não é seu? Alguma vez, já olhou para alguém com malícia ou agiu com motivações egoístas? Qualquer pessoa sincera irá admitir que já pecou antes.

A questão é que, cada vez que escolhemos o pecado, nós escolhemos a separação de Deus. Ele é absolutamente santo e bom. Não há qualquer sombra do mal nEle e Ele nunca irá aceitar o pecado. Como é impossível que alguém consiga viver nos padrões de perfeição de Deus, precisamos, desesperadamente, da salvação e do novo nascimento que Jesus veio trazer. Um dia, um líder respeitado chamado Nicodemos veio ver Jesus com muitas perguntas intrigantes. Jesus lhe disse claramente:

“Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”(João 3:3)

Nicodemos pensava que estava bem com Deus porque era religioso e uma pessoa boa, mas Jesus deixou claro que ninguém pode ser salvo por causa da religião ou boas obras. Se você não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus!
Nicodemos ficou perplexo com a resposta de Jesus. Como alguém pode nascer de novo? Jesus explicou que não estava se referindo a um novo nascimento físico, mas espiritual:

“O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.”(João 3:6)

O Evangelho de João explica que, quando colocamos a nossa fé em Jesus, Deus nos dá poder para nascermos de novo em nossos espíritos e nos tornarmos filhos de Deus, concebidos pela própria vontade de nosso Pai Celestial (João 1: 12,13). Simplesmente maravilhoso!

Nossa salvação e novo nascimento só são possíveis por causa do sacrifício de Jesus na cruz. Há cerca de 2.000 anos atrás, Jesus veio à terra e viveu entre nós. No entanto, ele foi rejeitado pelos líderes religiosos, levado a um julgamento fraudulento, acusado falsamente e injustamente condenado. Sua sentença foi a morte por crucificação, uma punição reservada para os piores criminosos.

Após Sua condenação, Jesus suportou muita crueldade… Ele foi severamente espancado e torturado. Então, Ele foi pregado numa cruz e deixado para morrer. Mesmo em face de tanto sofrimento, a oração dEle foi “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo.” (Lucas 23:34). Na cruz, Jesus, o Filho inocente de Deus, deu Seu último suspiro e morreu como um criminoso, sozinho e abandonado…

Mas por que ele fez isso? Por que Jesus aceitou tanta humilhação e dor? A qualquer momento, Ele poderia ter pedido a seu Pai para enviar exércitos de anjos e destruir seus torturadores; em vez disso, Ele suportou a indignidade da cruz… Por quê? A razão chocante é simples: Ele fez isso por nós! Na cruz, Jesus trocou de lugar conosco e recebeu o castigo que nós merecemos por causa dos nossos pecados. Seu sacrifício eliminou a separação entre Deus e os homens.

Esta história impressionante não terminou na cruz. Depois que Jesus morreu, Seus discípulos o colocaram numa sepultura nova. Uma grande pedra foi usada para fechá-la e soldados montaram guarda ali. Mas, no terceiro dia, algo extraordinário aconteceu. Quando alguns dos discípulos de Jesus vieram para o túmulo, eles foram recebidos por um anjo que proclamou:

“Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito.”(Mateus 28:6)

Jesus Cristo está vivo hoje! Ele foi ressuscitado pelo poder do Espírito Santo e convida toda a humanidade a crer nEle, receber perdão e vida eterna! Ele conhece você pessoalmente e se preocupa com você. Por causa de Sua morte e ressurreição, a salvação é um presente gratuito de Deus para sua vida. Você pode nascer de novo por meio da fé em Jesus!

Você pode receber a salvação arrependendo-se dos seus pecados e entregando sua vida a Jesus. Você pode entregar sua vida a Jesus por meio de uma oração de fé. Você já fez esta oração? Se não, faça agora mesmo uma oração sincera entregando Sua vida a Jesus e fazendo dEle o Senhor e Salvador de sua vida. Deus vai responder com a salvação e o novo nascimento. Ele vai mudar sua vida para sempre!

Bem-vindo a sua nova vida em Cristo! Deus tem muitas coisas boas para você. Em nosso próximo devocional, vamos aprender sobre o arrependimento, um aspecto essencial da verdadeira fé em Jesus.

Por Rubens Cunha

Nova Vida em CristoMensagem adaptada do livro Uma Nova Vida em Cristo.
Saiba mais clicando aqui.

You Might Also Like