Consumidores ou Transformadores?

“E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” Lc 6:46

Consumidores ou Transformadores?
A tendência contemporânea é o desenvolvimento de igrejas em que pessoas possam encontrar em um só lugar diversos tipos de ministérios que atendam suas necessidades pessoais e familiares. Apesar das vantagens deste modelo, há aí também um grande risco: o de que os seus membros se tornem apenas ‘consumidores’, isto é, pessoas que frequentam a igreja como quem vai à prateleira de um supermercado e escolhe os produtos que lhes apetecem, sem real envolvimento no ministério cristão. Estas pessoas são comumente chamadas de ‘crentes de banco’ ou ‘cristãos passivos’, entretanto estas posturas são contrárias ao projeto de Deus para seu povo.

Na verdade, a palavra discípulo no original (mathétés), comunica a ideia de um aprendiz que recebe os ensinos do seu mestre, e também imita seu estilo de vida. Ser cristão não é simplesmente frequentar um lugar e consumir produtos gospel. Ser cristão implica em estudar as Escrituras, viver experiências reais com Deus e buscar crescimento espiritual para refletir o caráter de Cristo e a glória de Deus em nosso dia-a-dia.

O Cristianismo verdadeiro está comprometido com um projeto missional de transformação do mundo. Jesus advertiu que o verdadeiro discípulo é aquele que obedece seus mandamentos (Lc 6:46).

Não seja apenas um expectador de cultos de domingo, mas um verdadeiro discípulo de Jesus que dispõe sua vida para viver realmente para Deus e para a transformação da sociedade pelo Evangelho.

Há alguns anos, estive com minha família em uma mina desativada no interior do Rio Grande do Norte. O guia turístico nos conduziu por um túnel subterrâneo até um amplo salão, lá ele explicou sobre a história do lugar e resolveu fazer uma demonstração apagando as luzes da mina. As trevas eram tão densas que eu não podia sequer ver minha mão na frente do meu rosto. De súbito, o guia turístico ligou as luzes, que imediatamente iluminaram o salão e túneis adjacentes. Assim é a Luz do Senhor na vida de um cristão comprometido: aonde chegamos, a Luz de Jesus brilha e dispersa as trevas da maldade.

Como é sua vida cristã além dos cultos de domingo? O que você tem feito concretamente para ser um aprendiz de Cristo, anunciar o Evangelho e transformar nossa sociedade?

Você é um verdadeiro discípulo de Jesus, ou apenas um ‘consumidor do mercado gospel’ ?

Por Rubens Cunha

Livro Mensageiros de Deus - EvangelismoMensagem adaptada do livro Mensageiros de Deus.
Saiba mais clicando aqui.

© 2015 Missão Cristã de Evangelismo Mundial | Todos os direitos reservados.